Saturday, December 05, 2009

PII


"Neste hotel, viveu seus derradeiros dias o Imperador do Brasil, Dom Pedro II. Grande patriota, protetor das ciências e das artes, amigo de seu povo"
Em 5 de dezembro de 1891, no quarto 18 do Hotel Bedford, Paris, morria o Imperador D. Pedro II. Antes de sucumbir, o monarca pediu um travesseiro no qual houvesse terra brasileira para servir de apoio a sua cabeça. A transcrição acima é de uma placa colocada à porta de entrada do hotel.

Nas palavras do Novo Dicionário Dinâmico da Língua Portuguesa, Priscila Morales descreve: “Nenhum monarca desceu do trono com tanta dignidade e moral tão elevada quanto Pedro II. Foi um soberano inatacável, cultivava o direito, a justiça e a tolerância como pontos básicos de seu governo. Recusou uma pensão que a República lhe oferecera, jamais acusou aos que o traíam e nunca, no exílio, deixou um só momento de interessar-se pelos problemas da pátria distante. Protetor das artes e das letras, fomentador da imigração, difusor da instrução pública, amigo do progresso, Pedro II ainda hoje merece o respeito e a admiração dos brasileiros”.

Para quem mora em Brasília nos dias que correm, as citações deixam saudade. Uma pena.

>> Vagabond; Wolfmother; Wolfmother
>> Memorial de Aires; Machado de Assis; Obra Completa

1 comment:

amsuc said...

Dear Old Friend,

A brilliant post, again. This one, however, has a particular meaning for me. The man you write of is one of the very few people I truly admire.

Cheers...