Wednesday, December 24, 2008

2009



A meteorologia informa que, para os próximos sete dias, deve chover como sói. Deve chover nas viradas dos dias 24 e 31. Deve chover a semana toda. Chuvosos os feriados e a última semana do ano, portanto.

Uma chuva insistente e constante, dona de um bom cheiro de terra molhada. Sobre o assunto, Nicolás Barres, piloto de Villegagnon, escreveu na década de 1550, acerca do Brasil: “por aqui, chove no fim da tarde, mas no resto do dia faz o melhor tempo do mundo”. Apesar da chuva, os bons dias do verão brasileiro são um espetáculo impagável.

Aliados ao clima do final de ano, enchem de bom humor e de esperança. Dado ser o fim do ano, os dias tornam-se melhores – mesmo com chuva. Por algum motivo que me escapa, fico sempre de bom humor nessas épocas.

Hoje - véspera do Natal – nossa família deve celebrar com uma bela ceia. Cá em BSB, já que não viajamos, haverá luzes em nossa árvore. Não à toa, a data marca o (re)nascimento de muitas coisas e o Natal é uma festa nossa. Comemoramos, na verdade, nossas próprias alegrias e reflexões.

Desse modo, aprochegue-se dos seus e festeje. Que a vida seja boa e generosa com todos nós ao longo do ano; e que as tristezas inevitáveis sejam amenizadas por grandes alegrias e pequenas delicadezas. Que "Saúde!" seja mais do que um brinde, e que as contas fechem no fim do mês - não custa imaginar o sonho do dinheiro de sobra.

Para além da crise deste final de ano, há coisas a celebrar. Apesar de tudo, o Natal de 2008 não é muito diverso do primeiro Natal: no ano zero, vivia-se, também, uma crise de graves proporções – tão grande a ponto de o Rei mandar matar os pequeninos. Ainda assim, com toda a dificuldade, houve Natal. Portanto, celebremos a nossa existência. O mais importante é saber quão boa é a sensação de recomeçar.

Feliz Natal e Bom Ano Novo aos prezados. Que o ano nos seja doce e que tenhamos nossos nomes reescritos no livro da vida.

>>Warning Sign; Coldplay; A Rush of Blood to the Head
>> Brasil - A História Contada por Quem Viu; Jorge Caldeira (org.); Mameluco

No comments: