Saturday, December 27, 2008

Ai de ti, Copacabana


Surfando pela rede, encontrei essa foto de uma casa na Rua Saint Roman, em Copacabana, tirada em 1938. Anterior à degradação carioca, a foto seria impossível nos dias atuais. Explico-me.

A Saint Roman conecta os bairros de Copacabana e Ipanema, subindo pela Sá Ferreira. O endereço teria tudo para se manter aprazível, mas a realidade é diferente. A rua Saint Roman tornou-se a subida para o Morro do Cantagalo, na parte de Copa, e para o morro do Pavão, no lado ipanemense – onde uma imensa favela tomou conta dos dois morros.

A família da foto morava no numero 52. Informações imprecisas dão conta de que esta casa – e mais duas ou três – foram doadas a uma instituição de caridade da região. O motivo seria obter abatimento no Imposto de Renda e, assim, tentar auferir alguma vantagem em relação aos imóveis degradados. Curiosamente, são casas imensas, ultra confortáveis. Uma delas, inclusive, ostenta uma imponente lareira na sala de visitas que, por sua vez, é toda revestida com mármore importado.

Por óbvio, as casas perderam todo o valor e, hoje, seus proprietários simplesmente não conseguem sequer vendê-las. O mais incrível de tudo é que os casarões continuam por lá, imponentes e depreciados em meio ao fuzuê de vans, camelôs, lixo e a violência do tráfico carioca. Constantemente, ocorre falta de luz devido aos gatos elétricos e também por causa dos tiros dados nos transformadores a fim de os traficantes fugirem da polícia. Nas janelas e paredes dos casarões, as marcas de balas atestam a triste realidade de uma cidade abandonada.

>> Don't Let Go; Pacha Massive; OiFM (Stream)
>> Gomorra; Roberto Saviano; Bertrand Brasil

No comments: