Thursday, January 06, 2011

Ao Itararé

"Fizeram acordos. O Bergamini pulou em cima da prefeitura do Rio, outro companheiro, que nem revolucionário era, ficou com os Correios e Telégrafos, outros patriotas menores foram exercer o seu patriotismo a tantos por mês em cargos de mando e desmando… e eu fiquei chupando o dedo. Foi então que resolvi conceder a mim mesmo uma carta de nobreza. Se eu fosse esperar que alguém me reconhecesse o mérito, não arranjava nada. Então passei a Barão de Itararé, em homenagem à batalha que não houve."
Em 1930, Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, já Barão de Itararé, discorrendo sobre a batalha de mesmo nome. Luta que, conforme afirma o nobre Barão, jamais ocorreu.

>> Sweet Sweet Heartkiller; Say Hi to Your Mom; Impeccable Blahs
>> O Golpe e a Ditadura Militar - 40 Anos Depois; Daniel Aarão Reis (org.); Edusc

No comments: