Sunday, June 01, 2008

John Adams


Recentemente, assisti uma minissérie primorosa da HBO: John Adams. Na verdade, foi por acaso que descobri a produção. Porém, após os dois primeiros episódios, minha atenção estava totalmente tomada.

Apesar de o título centrar-se na vida do segundo Presidente dos EUA, a força do filme surge da própria narrativa da formação dos Estados Unidos. Foi impressionante ver George Washington, Thomas Jefferson, Alexander Hamilton e Benjamin Franklin praticamente redivivos na produção primorosa.

O mais interessante foi que o drama da improvável independência americana mostrou-se a partir da ótica de homens comuns, com suas individualidades e desafios familiares. São impagáveis os trechos nos quais “simplórios” colonos americanos vão às decadentes cortes européias: recebidos com desdém, esses mesmos homens fundaram o maior ideal de democracia da idade moderna. Outro ponto alto é a quietude demonstrada pelo ator que interpreta Thomas Jefferson, mais preocupado com as palavras no papel do que com as faladas ao público.

Dado o atual estado das coisas, deveria ser obrigatório gastar algum tempo para assistir a série. É refrescante ver que pessoas, mesmo imperfeitas, verdadeiramente preocuparam-se com o futuro da liberdade. 

>> Think I'm in love; Beck; The information

>> Meu Nome é Vermelho; Orhan Pamuk; Companhia das Letras

:: A foto acima é propriedade da HBO

No comments: