Sunday, August 03, 2008

21 Gramas

Prezados, acompanhem o valor do petróleo ao longo dessa semana: uma queda nos preços do óleo negro parece ser um dos elementos mais importantes no futuro próximo.

Conforme a cotação do óleo aproximou-se de $150.00, muito se discutiu acerca de como movimentos inflacionários iriam redefinir a economia global. Muito foi dito, também, sobre como os sauditas não desejam que tal perspectiva seja concretizada - uma grande recessão global não é do interesse da Casa de Saud. Dessa forma, espera-se que os sauditas pressionem os números para baixo.

O Reino da Arábia Saudita é um investidor pesado no mercado internacional, além de ser grande depositário em instituições financeiras, hedge funds e bancos privados ao redor de todo o planeta. Atualmente, o Rei Abdallah é o maior investidor individual - e líquido - em cena, tendo, assim, interesses e meios para administrar o preço global que escolher para o petróleo. Apenas como lembrete, vale ressaltar que existem, hoje, muitas instituições financeiras que não são governadas pelas leis européias ou norte-americanas. Totalmente livres, portanto, para funcionar ao arrepio dos sistemas mundiais de controle criados no pós-Segunda Guerra.

Malgrado os motivos que pressionarão o preço do petróleo para abaixo da linha vermelha, o valor hoje vigente - perto de $120.00 o barril - parece estar perto da zona de desconforto para muitos agentes no mercado. Grosso modo, o sistema tende a preferir um valor mais elevado.

De qualquer forma, um ajuste fino sobre o preço do barril é algo imbricado. Decerto, os Sauditas aparentam preferir um valor ao redor dos números atuais. Porém, muitas forças estão em atividade: caso o preço caia abaixo de $120.00, estaremos de volta à faixa onde o petróleo não é crítico para a economia planetária; caso o valor aproxime-se - ou ultrapasse - $150.00, então a crise estará em atividade novamente. Dessa forma, senhores, verifiquem vossos estoques de anti-hipertensivos: medir a cotação da commoditie pode recomendar corações fortes.

>> Eu tive um sonho; Kid Abelha; Acústico MTV
>> Rio das Flores; Miguel Sousa Tavares; Companhia das Letras

1 comment:

Sumac said...

Likewise, my friend. Thanks for the support. I'll try to keep it updated daily. It all depends on the amount of time. Any suggestions, please, pass them on - music, improvements, etc...
After all, I'm an amateur...

Cheers...

Keep up the good work, buddy.