Sunday, August 10, 2008

Война

Lá no Blog do PD, o melhor relato que vi sobre os eventos na Ossétia. A despeito de análises geopolíticas, diplomáticas ou militares, o que mais se perde em uma guerra é a simplicidade da vida:

Um jornalista brasileiro, meu amigo do peito, esteve na Ossétia anos atrás. A situação estava tensa, com o Exército Russo dando proteção aos compatriotas e ossetianos amigos.

Junto com um colega europeu, acompanhando tropas russas que patrulhavam a área, ele se aventurou pelos campos a procura de aldeias e notícias. Loucos, esses jornalistas. Enfim, lá pelas tantas os dois entraram em uma espécie de paraíso na terra, segundo suas palavras:

Um bosque de macieiras brilhando na paz absoluta de uma tardinha agradável. No meio das macieiras, uma casa. Uma casinha, modesta. Dentro, o horror silencioso de um tipo de guerra que não sai nos jornais.

A casa estava vazia. Seus habitantes haviam fugido dos milicianos georgianos, deixando para trás suas terras, suas colheitas - e o avô. O ancião estava deitado no quarto, olhando para o teto, em profunda solidão.

No único móvel do quarto, uma cesta de frutas. Grande, generosa.

Como se os que partiram - e não levaram o velho, sabe Deus o motivo - estivessem pedindo : tratem bem dele, as frutas são prova de paz. Pelo menos, foi assim que meu amigo e o outro jornalista interpretaram tão insólito quadro.

Um pouco depois, tropas russas chegaram ao local e socorreram o idoso deixado para trás. Não havia sangue, gente estripada, queimada por bombas, ou outras barbaridades de uma guerra ”normal”. Mas doía da mesma maneira.

(...)

O oficial russo explicou que, na maior parte das vezes, a população daquela região tinha que abandonar suas casas às pressas, com a roupa do corpo - tendo que escolher entre levar uma criança ou deixar um velho doente para trás.

Fugiam andando. No máximo, uma carroça. Se não fossem rápidos, seriam fuzilados sem dó nem piedade. Guerra.

Imagine o que está acontecendo em campos iguais àquele atualmente. As maçãs vão apodrecer nas árvores"

>> Maps and Legends; R.E.M.; Reconstruction Of The Fables
>> 1602; Neil Gaiman; Pannini Books

1 comment:

Sumac said...

Outstanding post, my friend. Like many others before it.
Always a pleasure to read.
Cheers...